Sabemos que quando se trata de teatro em escolas, o espetáculo geralmente é o mais improvisado possível, pois na maioria das vezes as escolas não possuem verba o suficiente para fornecer aos alunos e professores um bom material para que consigam desenvolver um bom trabalho. Mas podemos afirmar que existem varias maneiras de apresentar uma peça de teatro na escola sem exigir muito dos alunos e professores. Veja a seguir algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse assunto.
Antes de tudo temos que pensar que em um ambiente escolar não se deve usar apresentações consideradas muito pesadas para crianças, pois dependendo do tema elas poderão não intender. Em um ambiente escolar geralmente se usa apresentações que passem uma determinada mensagem as crianças. Normalmente se usa temas como, meio ambiente, prevenção contra as drogas, bullying e preconceito com o objetivo de ajuda-las a entender um pouco sobre como esses temas que influenciam na sociedade.
Um teatro na escola não exige tantos recursos quanto um trato em lugares mais formais. Cartolina, EVA, papel crepom, papelão podem muito bem lhe ajudar a criar um bom figurino e uma peça de teatro de qualidade e baixo custo.
É comum que a quantidade de crianças seja maior do que a quantidade necessária de personagens, então ao desenvolver uma peça de teatro na escola é recomendado que coloque às crianças não apenas para encenar como os personagem principais, mas também para fazer parte do cenário. Se no cenário existe uma arvore, o porquê não colocar um aluno para encenar tal arvore?
Desenvolver uma peça de teatro na escola não é algo difícil, mas exige criativa ao conseguir incluir todos os alunos que tem interesse, pois caso o contrário, os que não puderam participar podem se sentir exclusos. Tudo depende da forma que irá organizar tal espetáculo.
Boa sorte!